terça-feira, 27 de julho de 2010

Jayro Lessa perde processo contra jornal

O deputado pediu o recolhimento
do Jornal Bom Dia Região dos Inconfidentes que repercutiu matéria veiculada pelo
jornal O Tempo.






A juiza do TRE-MG ÁUREA MARIA BRASIL SANTOS PEREZ determinou o arquivamento de representação movida pelo Depoutado Estadual Jayro Lessa contra o Jornal Bom Dia - Região dos Inconfidentes editado uma única vez no dia 11 de junho e distribuído nas cidades de Itabirito e Mariana.

Em sua página 02 o jornal repercutiu matéria do jornal O Tempo, de cunho meramente informativo, dando conta que o deputado Jayro Lessa teria a sua candidatura impugnada. O texto publicado pelo periódico no dia 1º de março deste ano dava conta que Lessa teria a sua candidatura impugnada pelo TRE-MG em função da lei "ficha limpa". (erroneamente publicado pelo Jornal Bom Dia como sendo o mês de abril)

A justiça eleitoral entendeu que nenhum dos pedidos de Lessa teve justificativas, uma vez que o mesmo queria uma espécie de "censura" à divulgação do seu nome por publicações de todos os envolvidos e o recolhimento de jornais distribuídos quase um mês após a sua distribuição.

Com isto fica garantida pela justiça eleitoral o direito à informação por parte dos eleitores. De acordo com a direção do Jornal Bom Dia - Região dos Inconfidentes não houve qualquer intenção de prejudicar o senhor Jayro Lessa ou beneficiar algum grupo político. Em nota a direção do jornal dise que "estamos apenas em consonância com o pensamento da OAB e da Associação dos Magistrados do Brasil que há anos vêm promovendo ações de informação aos eleitores brasileiros".

IMPUGNAÇÃO - a direção do Jornal Bom Dia - Região dos Inconfidentes informa que tramita contra o senhor Jayro Lessa um processo de impugnação de sua candidatura movido pelo Ministério Público Eleitoral.

EDITORIAL - a coisa mais estranha desta história é que o Jornal Bom Dia - Região dos Inconfidentes, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Itabirito, parou de circular. Fontes ligadas à política da cidade dão conta que o presidente da Câmara, o vereador Hélio Garcia Barbosa de Souza, o Primo, teria sucumbido a pressões de políticos "manuelistas" que não gostaram de uma imprensa independente no município. Um jornal que não faz "fofoca" como estão acostumados, mas que informa democráticamente à população. Os diretores do Jornal Bom Dia - Região dos Inconfidentes garantem que o periódico voltará em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário